LEVITAS


DEFININDO LOUVOR E ADORAÇÃO


 Temos o hábito de chamar o ministério de música como “Ministério de Louvor e Adoração”. Na verdade, colocamos juntos essas duas palavras, como que sendo um nome e um sobrenome.

Raramente paramos para pensar nas diferenças complementares entre elas. Assim, vejamos as definições:
Louvar – lit. “Barulho” – elogiar, gabar, exaltar, enaltecer, glorificar, aprovar, aplaudir, bendizer.

i. Heb. “halal” – 160 vezes no Antigo Testamento – fonte de “hallellujah”, que pode ser traduzido por “Louvado seja Yah” (Yah como abreviação de Yaweh – aquele que faz as coisas serem”)

Referências: Ed. 3:10 –11; 2 Sm 6; Salmos

Adorar – lit. “Prostrar-se” – reverenciar, venerar, amar extremosamente, idolatrar, ter grande predileção a, cultuar, curvar-se, cair com o rosto em terra, render-se.

i. Heb. “shachac” – 170 vezes no Antigo Testamento – denota prostrar-se diante de autoridades, mostrando significado cultural (Davi X Saul; Rute X Boaz; José X feixes...) É usado como forma comum de se chegar diante de Deus em adoração (Jr. 7:2).

ii. Gr. “proskuneo” – pros (na direção de) + kuneo (beijar)

Referências: Gn 22:5; 24:26, 48; Ex 4:31, 12:27, 34:8; Js 5:14; 2 Cr 29: 29-30; Ne 8:6; Jô 1:20; Sl 95:6, 132:7; Mt 2:2, 11; Mc 15:19; Jô 4:22-24; Fp 3:3; Ap 5:14, 7:11, 11:16, 14:7, 15:4, 19:4, 10, 22:8-9.

Veja um Paralelo entre LOUVOR e ADORAÇÃO:
LOUVOR: Motivado na alma por um impulso de receber do Senhor
ADORAÇÃO: Motivado no espírito por um impulso de dar ao Senhor

LOUVOR: Pode ser comunitário
ADORAÇÃO: É individual


LOUVOR: Brota das emoções
ADORAÇÃO: Brota da devoção

LOUVOR: Pelos feitos de Deus
ADORAÇÃO: Pelo que Deus é

LOUVOR: Pelos presentes de Deus
ADORAÇÃO: Pela presença de Deus

LOUVOR: É uma expressão de vida
ADORAÇÃO: É um estilo de vida

LOUVOR: É circunstancial
ADORAÇÃO: É incondicional

LOUVOR: Aprecia os feitos de Deus
ADORAÇÃO: Vive para Deus

LOUVOR: Pode ser distante
ADORAÇÃO: Só ocorre na presença

LOUVOR: É mais exuberante, enérgico, movimentado, barulhento, com mais palavras
ADORAÇÃO: É mais sóbrio, com menos movimentos, menos palavras, inclinando-se a cânticos espirituais e silêncio

Não devemos nos equivocar que é mais espiritual adorar, pois o que aprendemos é que ambos se complementam. Assim, devemos ter a liberdade de louvar com expressões espontâneas, enérgicas ao mesmo tempo de adorar com cânticos mais contemplativos.

Na verdade, a Bíblia nos indica que existem várias expressões de louvor e de adoração, tais como através da oração, cânticos, confissão, ofertório, artes em geral, pregação, ceia, batismo e do próprio exercício do ministério.

Não importa o exterior, sejam palmas, mãos levantadas, prostrando-se ou com danças. Deus olha o coração, pois diz que um coração contrito não desprezará.

Veja abaixo mais referências bíblicas:

Com palmas – Sl 47:1, 98:8; Is 55:12
Com mãos levantadas – Sl 63:4, 77:2, 134:2, 141:2; 1Tm 2:8; Hb 12:12
Com júbilo – Sl 27:6, 35:27, 47:1, 81: 1, 2, 89:15, 95:1, 98:4, 107:22, 118:15, 132:16; 1 Sm 18:6, 7; Ex 15:21; Ne 12:43
Prostrando-se – Gn 17:3; Ez 43:3; Ap 4:10; Lv 9:24; Dt 9:25; Sl 95:6, 99:9; 2 Cr 29:28
Com danças – 1 Sm 18:6; Ex 15:20, 2 Sm 6:14, 15; Jr 31: 1-4, 13


INTRODUÇÃO BASICA A TEORIA MUSICAL

I – MÚSICA

Podemos definir música como a arte de combinar os sons; de acordo com suas propriedade e elementos, ordenados sob as leis da estética; expressando idéias, sentimentos e emoções.

1.1 SOM

É a impressão produzida em nosso aparelho auditivo pelas vibrações de um corpo.

a) Som musical: É aquele que se apresenta perfeitamente definindo, o que depende regularidade das vibrações do corpo sonoro.

b) Ruído: É o som indefinido, isto é, aquele que é produzido por vibrações irregulares.

1.2 PROPRIEDADES

a) Duração: É chamada de duração o tempo no qual o som é produzido, sendo representado pelas figuras de notas.

b) Intensidade: A intensidade do som é a propriedade que designa ser mais forte ou mais fraco, usando na grafia musical os sinais de dinâmica.

c) Altura: A altura do som se determina por ser mais grave, mais agudo ou intermediário (som médio), representado pelas posições das claves e notas na pintura.

d) Timbre: É a qualidade do som, pode-se por ele identificar sua origem. É através do timbre que identificamos se um som vem do instrumento, como por exemplo, o piano, flauta; ou da voz humana.


1.3 ELEMENTOS

a) Melodia: É uma sucessão de sons, formando um sentido musical.

b) Ritmo: É o movimento dos sons regidos pela sua maior ou menor duração.

c) Harmonia: São sons agrupados simultaneamente que obedecem as leis da estética.

Considera-se imprescindível a participação desses três elementos para uma expressão musical.

II – NOTAÇÃO MUSICAL E DURAÇÃO

2.1 NOTA

As notas musicais são sete:

dó – ré – mi – fá – sol – lá – si
Quando essas notas são executadas consecutivamente damos o nome de escala. Que poderá ser ascendente ou descendente.





















SI

SI























SOL





SOL



















MI









MI












































C
D
E
F
G
A
B
C
D
E
F
G
A
B
C
D
E
F
G
A
B
C
D
E
F
G
A
B
C
D
E
F
G
A
B
C
D
E
F
G
A
B
C
D
E
F
G
A
B
C
D
E
F
G
A
B
C
D
E
F
G
A
B
C



DEMAIS ESCALAS PARA DECORAR

1
C
D
E
F
G
A
B
C
B
A
G
F
E
D
C
2
D
E
F
G
A
B
C
D
C
B
A
G
F
E
D
3
E
F
G
A
B
C
D
E
D
C
B
A
G
F
E
4
F
G
A
B
C
D
E
F
E
D
C
B
A
G
F
5
G
A
B
C
D
E
F
G
F
E
D
C
B
A
G
6
A
B
C
D
E
F
G
A
G
F
E
D
C
B
A
7
B
C
D
E
F
G
A
B
A
G
F
E
D
C
B
8
C
D
E
F
G
A
B
C
B
A
G
F
E
D
C

FORMAÇÃO DE ACORDES (TRIADE):

O ACORDE MAIOR E FORMADO POR TRES NOTAS, A SABER: TONICA, TERÇA E QUINTA.

O ACORDE DE C (DÓ) E FORMADO PELAS SEGUINTES NOTAS:

C (DÓ)  –  C  / E  /  G

EXERCICIOS:
FAZER A FORMAÇÃO DOS DEMAIS ACORDES: